Meu nome é Cristiane, sou brasileira, tenho formação na área pedagógica e trabalhei como professora de educação infantil no Brasil. Atualmente sou estudante do curso Guias da Natureza, na Universidade da Madeira.
Acredito fortemente que as áreas da educação e da preservação da natureza fazem um “casamento perfeito”, por entender que só podemos preservar aquilo que conhecemos, e isso nasce através de processos educativos de sensibilização. Estou atravessando o último ciclo desse curso, que é a parte do estágio, no meu ponto de vista a parte que efetivamente os conhecimentos são consolidados.
Durante a minha trajetória de vida tive a oportunidade de fazer alguns cursos, mas realmente os conteúdos que aprendi efetivamente, foram os que tive oportunidade de exercer em contexto real. Nós, seres humanos, temos alguns órgãos dos sentidos que são requisitados numa atividade concreta. Esse fenómeno em conjunto com o reforço diário da prática, é como se processa a aprendizagem.
O curso Guias da Natureza dispõe de algumas vertentes de trabalho. As que mais se destacam realmente, fazem parte do setor de animação turística e o da preservação da natureza. Por razões indiscutíveis esses objetivos andam em paralelo, pois o interesse turístico só será estimulado se o destino estiver harmonicamente preservado, lembrando que uma importante fatia da receita da Região, vem do Turismo na natureza.
Quando tive a oportunidade de escolher o local para realizar o estágio, escolhi a SPEA, sem pestanejar. Durante uma visita de estudos observei a organização da empresa, os projetos de educação ambiental, e o empenho da equipa em busca de auxílio de empresas e da comunidade para alavancar projetos de proteção da avifauna marinha e seus habitats, espécies essas muito vulneráveis devido às ameaças na terra e no mar. Por essas razões senti profunda afinidade com a proposta, apesar de não ter experiência com trabalhos na área. Tenho vontade de aprender e me desenvolver cada vez mais, com o propósito de estar sempre alinhada com a missão da empresa.
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