Ao longo destas últimas semanas, estive presente em algumas saídas ao campo juntamente com dois membros da equipa da SPEA, no âmbito do projeto EELabs – Energy Efficiency Laboratories, para acompanhar no processo de instalação de aparelhos que medem a intensidade da poluição luminosa, designados por fotómetros. O processo de instalação de fotómetros ocorre em vários pontos da parte Este da Ilha da Madeira, dos quais contêm em si maior concentração de iluminação artificial e parte relevante da biodiversidade.
Sendo um projeto da União Europeia, em contexto do programa Interreg MAC, tem como objetivo diminuir a poluição luminosa nos habitats naturais da Macaronésia e, com a evolução das novas tecnologias, substituir práticas antigas não sustentáveis por métodos energéticos mais eficientes, como as luzes LED.
O projeto EELabs conta com a instalação de uma rede de equipamentos para calcular a poluição luminosa, a fim de determinar as consequências e perigos nas áreas protegidas, importantes para a biodiversidade, sobretudo aves marinhas.
As aves marinhas são as espécies alvo desta investigação, o grupo animal mais ameaçado do planeta e também mais afetado pela poluição luminosa, isto para que possamos perceber o impacto da luz artificial nas colónias e no seu próprio comportamento, bem como as consequências que traz.
Além das aves marinhas, todos saímos prejudicados com a poluição luminosa. É importante que esta seja quantificada e reduzida, pois desta forma surgem benefícios, tais como:
- contribuir para a diminuição de gastos de energia e de luz da Região Autónoma da Madeira
- causar menor impacte nos habitats naturais das zonas rurais onde residem populações
- auxiliar o trabalho da comunidade científica nos seus projetos de conservação dos ecossistemas, da vida animal e vegetal.
Inclusive, durante as saídas de campo por cada um dos pontos, foi dado a conhecer mais acerca do projeto e outros projetos da SPEA relacionados com a conservação da natureza.
Tem sido uma experiência incrível, ter a oportunidade de aprender mais acerca de como a conservação na Madeira é gerida e organizada, o que se conseguiu alcançar, a importância da conservação e dos projetos, e estar envolvida nestas componentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário