A resposta certa é pombo trocaz, este é uma espécie endémica da Madeira, ou seja, só é possível encontrá-la na ilha da Madeira, e em mais nenhum lado do mundo.
Apesar dos nomes e da aparência destas duas espécies serem parecidas, existem traços que possibilita a distinção das duas.
Em relação ao Pombo-trocaz (Columba trocaz), no local onde habita, é facilmente distinguível das outras espécies de pombos devido ao seu tamanho, porém ao tentar pesquisar sobre esta, surge como referência o Pombo Torcaz (Columba palumbus), confundindo muitas pessoas devido à semelhança dos nomes e das espécies.
O pombo-trocaz (Columba trocaz) é uma espécie cuja altura poderá chegar aos 40 centímetros e sua envergadura de asas pode variar entre os 72 e os 76 cm. Sua plumagem geral é cinzenta azulada, apresenta uma mancha branca larga a cobrir o pescoço e seu peito possui plumagem acastanhada e esverdeada. Suas asas são totalmente cinzentas azuladas, podendo possuir tons acastanhados nas pontas.
O pombo-torcaz (Columba palumbus), poderá chegar aos 44 centímetros de altura e sua envergadura pode variar de 68 a 80 centímetros. A sua cor predominante é o cinzento. Suas principais características são o seu peito rosado, a borda branca presente nas asas, o verde a cobrir quase todo o pescoço e a mancha branca na parte inferior do pescoço (sendo esta mais pequena do que à do pombo trocaz). A parte traseira do seu bico é vermelha e a ponta pode variar entre laranja e amarelo.
Sem comentários:
Enviar um comentário