A
preocupação com o meio ambiente e sua conservação está a
aumentar, e as empresas estão cientes disso. Muitas vezes com o
objetivo de ser mais sustentável, reduzindo seu impacto ambiental e
por que não, também amostrar uma publicidade positiva de sua marca,
muitas empresas oferecem recursos econômicos para projetos de
conservação ou em benefício de uma causa ambiental.
Em
Portugal, podemos encontrar alguns exemplos dessas empresas, como é
o caso de CTT (Correio Portugal), que apoia projetos de entidades
públicas e organizações como Quercus, Biodiversity4All, ou
Conservation Institute of Nature and Forest. Mas também financiam
projetos específicos como a "Conservação de Turfeiras",
que visa recuperar habitats afetados pelas alterações climáticas.
Outra empresa conhecida por sua solidariedade e apoio à divulgação
da biodiversidade em Portugal é Café Delta, que, entre outras
ações, criou o projeto "Rui Nabeiro - Delta Cafés"
Biodiversidade/ Universidade de Évora.
No
entanto, hoje eu quero falar sobre uma empresa específica que se
encarrega de aproveitar o avanço das tecnologias e da internet para
que qualquer pessoa com uma simples pesquisa na Internet possa
contribuir diretamente para projetos de reflorestamento em diferentes
partes do mundo. Estou falando sobre Ecosia. Este mecanismo de
pesquisa apresenta os resultados de Bing, parte da receita
publicitária do portal é revertida para projetos de preservação
das florestas tropicais. Em outras palavras, a cada clique dado em um
anúncio que está na página do Ecosia, 80% do valor pago pela
empresa ao buscador é destinado às ONGs ambientais.
Ecosia
é gerido da Berlim por uma pequena equipe de 22 funcionários. A
primeira doação do buscador foi para um projeto brasileiro, de
proteção à Floresta Amazônica: o Juruena, da WWF-Brasil.
Atualmente, Ecosia conta com cerca de 700 mil acessos diários e
participa de seis projetos de reflorestamento no mundo (The
Friends of Usambara Society, Gunung
Saran Lester Foundation, PUR
Projet, The
Eden Projects, Entrepreneurs
Without Borders (OZG).
A
iniciativa obteve muitos elogios, mas também algumas críticas de
pessoas que acreditam que o que importa não é fazer buscas no site
e, sim, clicar nos anunciantes. Pessoalmente, acho que, embora
obviamente nem tudo o que reluz é ouro, e certamente, abaixo da
aparente eficiência e transparência desta empresa alemã, deve
haver mais. Mas a única coisa clara é que essa pequena empresa com
sua criatividade está contribuindo mais para a conservação do meio
ambiente do que outras muito maiores e mais influentes.
Environmental
concern and its conservation behavior is increasing, and companies
are aware of that. Frequently with the goal of being more
sustainable, reducing their environmental impact and why not, also
showing positive publicity for their brand, many companies offer
economical resources for conservation projects or for the benefit of
an environmental cause.
In
Portugal, we can find some examples of these companies, such as CTT
(Correio Portugal), which supports projects of public entities and
organizations such as Quercus, Biodiversity4All, or Conservation
Institute of Nature and Forest. But they also fund specific projects
such as "Turfeiras Conservation", which aims to recover
habitats affected by climate change. Another company known for its
solidarity and support of the biodiversity divulgation in Portugal is
Café Delta, which, among other actions, created the project "Rui
Nabeiro - Delta Cafés" Biodiversity / University of Évora.
However,
today I want to talk about a specific company that is taking
advantage of the advancement of technologies and internet so that
anyone with a simple Internet search can contribute directly to
reforestation projects in different parts of the world. I'm talking
about Ecosia. This search engine presents the results of Bing, part
of the advertising revenue of the portal is reverted to tropical
forest preservation projects. In other words, with each click given
on an advertisement that is on the Ecosia page, 80% of the amount
paid by the company to the search engine is intended for
environmental NGOs.
Ecosia
is run by a small team of 22 employees from Berlin. The first
donation of the search engine was for a Brazilian project, protection
of the Amazon Forest: Juruena, WWF-Brazil. Currently, Ecosia has
about 700 thousand accesses per day and participates in six
reforestation projects worldwide (The Friends of Usambara Society,
Gunung Saran Lester Foundation, PUR Projet, The Eden Projects,
Entrepreneurs Without Borders (OZG).
The
initiative has received a lot of praise, but also some critics from
people who believe that what matters is not to search the site, but
to click on the advertisers. Personally, I think that although
obviously not everything that glitters is gold, and certainly,
beneath the apparent efficiency and transparency of this German
company, there must be more. But the only thing clear is that this
small business with its creativity is contributing more to the
conservation of the environment than others much larger and more
influential.
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