segunda-feira, 25 de abril de 2016

21 dias na ilha da Madeira

Há 21 dias na ilha de Madeira este é o meu primeiro post no blog "Voluntários na Madeira" e, antes de contar como têm sido as primeiras semanas na ilha, gostaria de falar sobre as minhas expectativas durante o estágio na SPEA Madeira.

Na época de estudante, já na universidade, uma das eternas queixas eram as poucas horas no campo. Sempre a estudar para exames mas ir ao campo e aprender com a natureza era raro. A minha vocação é a conservação e o estudo do comportamento animal e também a ecologia. O meu sonho é poder dedicar a minha carreira profissional ao que realmente gosto, é por isso que considero a oportunidade de trabalhar com a magnífica equipa da SPEA Madeira muito importante para conseguir esse sonho. Em poucas semanas temos aprendido muitas coisas da flora e fauna da ilha: a freira-do-bugio e a freira-da-madeira, a maior colónia em todo o mundo de cagarra fica nas Ilhas Selvagens, os belos garajaus, o pequeno bis-bis, a onipresente lagartija-da-madeira, os pombos endémicos da ilha, o esquivo fura-bardos, a laurissilva com as suas incríveis árvores (barbusano, til, loureiro, folhado...), a orquídea da serra, o massaroco, a borboleta-monarca... O projecto LIFE Fura-bardos deu-me uma oportunidade única para aprender estas coisas, e todas as que ficam virão!  

Massaroco com uma borboleta-monarca, na promenade do Lido

Estes primeiros 21 dias têm passado muito rápido, já começámos a monitorizar a fase de incubação do fura-bardos, onde a fêmea fica próxima ao ninho e dedica-se basicamente á incubação, enquanto o macho pode realizar deslocações maiores na procura de alimento. Já fui à Serra d'Água, Quinta das Eiras, Porto Novo, Canhiço... muitas levadas e veredas que te permitem conhecer lugares que passam despercebidos a outras pessoas que visitam a Madeira. Paisagens preciosas que te deixam assombrado pelos incríveis contrastes da ilha, porque esta é uma ilha de contrastes: desde a beleza infinita do Oceano até as montanhas mais altas e escarpadas, do sol à chuva, dos turistas que procuram um café na zona velha aos que perseguem a beleza da alta montanha madeirense. 

Serra d'Água

Quinta das Eiras

Seis meses por diante para aprender, para conhecer e desfrutar, e sobretudo para seguir com este projeto pessoal que começou faz 5 anos na facultade de biologia de Santiago de Compostela e que agora segue com a equipa da SPEA Madeira e a sua enorme ajuda. Muitas vontades e ilusão, bem-vinda Madeira!

Vereda do Larano

P.S: E hoje dia 25 de abril, feliz dia a todos os portugueses, um dia para celebrar a liberdade e recordar que a luta pacífica pode triunfar com cravos.

Sem comentários:

Enviar um comentário