segunda-feira, 21 de junho de 2021

Insetos introduzidos na Madeira: escaravelhos problemáticos

O número total de espécies e subespécies endémicas dos arquipélagos da Madeira e Selvagens é de 1419 taxa (1286 espécies e 182 subespécies), correspondendo a 19% da diversidade total. O Reino Animal é o grupo com maior número de espécies e subespécies endémicas, nomeadamente os moluscos (210) e os artrópodes (979), compreendendo cerca de 84% de todos os endemismos da Madeira e Selvagens. A proporção de endemismo nos moluscos (71%) é notável. As plantas vasculares têm 154 espécies e subespécies endémicas, correspondendo a 13% da diversidade total das plantas. Os restantes grupos taxonómicos apresentam menor número de espécies e subespécies endémicas: 36 fungos (correspondendo a 5% da diversidade total de fungos), 12 líquenes (2%), 11 briófitos (2%) e 15 vertebrados (24%).

A ordem Coleoptera possui o maior número de espécies: cerca de 350 mil! É, portanto, o grupo animal que possui maior diversidade e também apresenta grande variedade morfológica. Uma característica que teria contribuído para o sucesso da ordem seriam os élitros, protegendo o par de asas com função de voo quando este não está em uso, e permitindo que estes animais ocupassem os mais diversos tipos de habitat.

A Ilha da Madeira tem inúmeras espécies introduzidas, sendo muitas delas insetos. Após a checklist da fauna e flora dos arquipélagos da Madeira e Selvagens, de Borges et al., 2008, já foram encontradas na Madeira muitas outras novas espécies, algumas já tendo causado alguns prejuízos a nível das espécies hospedeiras vegetais. Muitos dos escaravelhos introduzidos são das famílias dos curculionídeos e dos cerambicídeos, havendo também ocorrências de alguns buprestídeos, mas ainda sem efeitos conhecidos no ecossistema.


Escaravelho das flores (Oxythyrea funesta)

Família: Cetoniidae

O escaravelho das flores observei pela primeira vez em 2017 no Monte, numa inflorescência de copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica). Desde então, tenho notado que está a aumentar a sua distribuição por toda a ilha, alimentando-se de inflorescências de asteráceas, rosáceas e boragináceas, tal como o Echium candicans, e muitas outras. Notei que quando estão em maior número são capazes de estragar completamente as flores, o que pode tornar-se preocupante a longo prazo.

A chegada desta espécie pode não só estar relacionada com as alterações climáticas, particularmente com o aumento das temperaturas, mas também com a importação de flores de corte e plantas envasadas onde estes insetos podem ser transportados, contribuindo para o aumento das populações locais.

Oxythyrea funesta em diversas inflorescências.


Escaravelho-das-palmeiras (Rhynchophorus ferrugineus)

Família: Curculionidae

Esta espécie originária da Ásia foi assinalada pela primeira vez em Portugal na região do Algarve, em finais de agosto de 2007. Afeta principalmente a Palmeira-das-Canárias (Phoenix canariensis) e a Tamareira (Phoenix dactylifera), e em menor grau, espécies do género Washingtonia. O escaravelho das palmeiras surgiu na Madeira e Porto Santo por volta de 2009. Este é dos maiores e mais vistosos insetos que temos na Madeira. No entanto, muitas palmeiras morreram devido às larvas deste escaravelho que se alimentam no interior do tronco, tendo-se realizado combate biológico contra este inseto utilizando armadilhas com feromonas para a captura de adultos, quer para monitorização quer para captura em massa. Deste modo é possível atrair os adultos para o centro dos focos, evitando assim a sua dispersão; monitorizar as populações, permitindo determinar o melhor momento de aplicação dos tratamentos fitossanitários; detetar a sua presença em zonas onde ainda não tenha sido assinalado e realizar a captura massiva como medida de combate. Portanto, em vários jardins da Madeira estão continuamente a ser utilizados os métodos de controle por feromonas, o que permite ainda haver algumas palmeiras na ilha.

Espanha está muito afetada por esta praga, e está a ser investigada uma outra arma biológica que poderá ser utilizada neste combate. Os francelhos/peneireiros-vulgares (Falco tinnunculus) da região estão a alimentar-se quase exclusivamente do escaravelho vermelho. Nesta procura constante de inimigos naturais deste inseto, a esperança parece estar agora ligada ao desenvolvimento de estirpes de fungos entomopatológicos que parasitam os escaravelhos.

Os sintomas apresentados pelas árvores devem-se à atividade alimentar das larvas nos tecidos do hospedeiro, e só podem ser visíveis após três meses até mais de um ano, desde o início da infestação. Apesar de ter destruído imensas palmeiras em Portugal, não se conhecem quaisquer impactos negativos em espécies autóctones ou em ecossistemas naturais, pelo que não pode ser para já considerada invasora.

Esta espécie prefere colonizar palmeiras já enfraquecidas, mas também é capaz de colonizar palmeiras saudáveis. As fêmeas saem das palmeiras já fecundadas, prontas a colonizar novas palmeiras. Podem ter quatro gerações por ano, pondo até centenas de ovos numa só postura.

Ciclo de vida de Rhynchophorus ferrugineus.
 

Gorgulho da Bananeira (Cosmopolites sordidus)

Família: Curculionidade

Este gorgulho é um inseto com impactos económicos referenciados em todo mundo, por causar elevados prejuízos que limitam o desenvolvimento vegetativo da bananeira.

Como este inseto tem atividade noturna e movimenta-se no interior das plantas, torna-se difícil observar a sua presença, podendo passar despercebido pelos produtores e assim atingir elevados níveis de infestação. Os adultos não provocam estragos na planta, sendo as larvas as responsáveis pelos prejuízos, uma vez que, quando se alimentam, abrem com a armadura bocal galerias no rizoma e na parte inferior do pseudocaule da planta. As galerias dificultam os movimentos de água e dos nutrientes, o que leva a um fraco desenvolvimento vegetativo da bananeira. A planta, mais frágil, tem dificuldade em emitir o cacho, que fica malformado e pequeno. O sistema radicular também fica pouco desenvolvido, o que facilita a queda da planta pela ação do vento.

A monitorização da população com armadilhas é indispensável para o controle deste inseto. A movimentação dos insetos é condicionada pela Sordidina, uma feromona de agregação, que é emitida pelos machos para atrair insetos de ambos os sexos para uma fonte de alimento.

 

Ciclo de vida de Cosmopolites sordidus.

Longicórnio-do-pinheiro (Monochamus galloprovincialis)

Família: Cerambycidae

É um escaravelho longicórnio, uma família muito diversa, existindo mais de 100 espécies em Portugal destes escaravelhos que se alimentam de plantas. Na Madeira estão descritas 20 espécies, sendo quase todas introduzidas à exceção de 4!

Os escaravelhos desta família reconhecem-se por terem as antenas muito compridas e compostas por segmentos também muito compridos. Neste caso, trata-se de uma espécie cujas larvas se alimentam da madeira do pinheiro. Infelizmente é também o vetor do nemátodo da madeira do pinheiro (Bursaphelenchus xylophilus), e por isso não muito querido dos produtores florestais. Este nemátodo de apenas 1mm de comprimento é o causador da Doença da Murchidão do Pinheiro. Estes vivem nos canais de resina e no xilema e, uma vez lá dentro, a sua alimentação pode bloquear rapidamente o movimento ascendente de líquidos, levando à morte da árvore.

 

Monochamus galloprovincialis.
Doença da Murchidão do Pinheiro.

Para além destes escaravelhos introduzidos, ocorrem muitas outras espécies de insetos que são prejudiciais para a agricultura na Madeira, tais como moscas, pulgões(afídeos), cochonilhas, e lagartas de lepidópteros tais como a lagarta da borboleta diurna Pieris rapae, e de alguns noctuídeos como Chrysodeixis calcites, Cornutiplusia sp., Autographa sp. e Diaphania sp., e também alguns geometrídeos. Há também algumas pragas de percevejos como o percevejo-do-abacateiro (Pseudacysta perseae) e a mosca-branca. A mosca-da-fruta (Ceratitis capitata) e a mosca-da-couve (Delia radicum) são também muito problemáticas. Podem ocorrer ainda doenças nas culturas causadas por vírus e fungos.

A agricultura e as aves têm uma relação de benefício mútuo. No entanto, os produtos agroquímicos trazem perigos para a saúde pública e perda de biodiversidade, contaminando as águas, os solos e toda a cadeia alimentar. Assim sendo, as aves são consideradas como reguladoras de pragas e de doenças, muito eficazes em campos agrícolas biológicos, sendo imperativo uma luta por uma agricultura compatível, uma agricultura que não comprometa a natureza.

As aves são bons indicadores do equilíbrio do ecossistema. A presença e a conservação de aves e morcegos, é, portanto, uma mais valia para os mais diversos habitats da Ilha da Madeira, sendo que, por serem insectívoros, ajudam no controle de pragas de insetos.


Melro-preto (Turdus merula) e campos agrícolas: uma relação de benefício mútuo.


Introduced Insects in Madeira: problematic beetles

The total number of endemic species and subspecies of the Madeira and Selvagens archipelagos is 1419 taxa (1286 species and 182 subspecies), corresponding to 19% of the total diversity. The Animal Kingdom is the group with the highest number of endemic species and subspecies, namely molluscs (210) and arthropods (979), comprising about 84% of all endemic species in Madeira and Selvagens. The proportion of endemism in molluscs (71%) is remarkable. Vascular plants have 154 endemic species and subspecies, corresponding to 13% of total plant diversity. The remaining taxonomic groups have fewer endemic species and subspecies: 36 fungi (corresponding to 5% of the total fungal diversity), 12 lichens (2%), 11 bryophytes (2%) and 15 vertebrates (24%).

The order Coleoptera has the largest number of species: around 350,000! It is, therefore, the animal group that has the greatest diversity and also has great morphological variety. A feature that would have contributed to the success of the order would be the elytra, protecting the pair of wings with a flight function when it is not in use, and allowing these animals to occupy the most diverse types of habitat.

Madeira Island has numerous introduced species, many of them insects. After the checklist of fauna and flora of the Madeira and Selvagens archipelagos, by Borges et al., 2008, many other new species have already been found in Madeira, some of which have already caused some damage at the level of plant host species. Many of the introduced beetles are from the weevil and cerambycid families, and there are also occurrences of some buprestids, but without any known effects on the ecosystem.

Rose Chafer beetle (Oxythyrea funesta)

Family: Cetoniidae

I first observed the rose chafer beetle in 2017 in Monte, in a calla lily (Zantedeschia aethiopica) inflorescence. Since then, I have noticed that it is increasing in distribution throughout the island, feeding on inflorescences of asteraceae, rosacea and boraginaceae, such as Echium candicans, and many others. I noticed that when they are in greater numbers, they are capable of completely ruining the flowers, which can be worrying in the long run.

The arrival of this species may not only be related to climate change, particularly with rising temperatures, but also the import of cut flowers and potted plants where these insects can be transported, contributing to the increase in local populations.

Palm tree beetle (Rhynchophorus ferrugineus)

Family: Curculionidae

This species originating in Asia was first reported in Portugal in the Algarve region, in late August 2007. It mainly affects the Canary Palm (Phoenix canariensis) and Tamareira (Phoenix dactylifera), and to a lesser extent, species of the genus Washingtonia. The palm beetle appeared in Madeira and Porto Santo around 2009. This is one of the biggest and most showy insects we have in Madeira. However, many palm trees died due to the larvae of this beetle that feed inside the trunk, and biological combat was carried out against this insect using traps with pheromones to capture adults, either for monitoring or for mass capture. In this way it is possible to attract adults to the center of the outbreaks, thus avoiding their dispersion; monitor populations, allowing to determine the best time to apply phytosanitary treatments; detect its presence in areas where it has not yet been flagged and carry out massive capture as a combat measure. Therefore, in several gardens in Madeira, pheromone control methods are continuously being used, which allows there to still be some palm trees on the island.

Spain is very affected by this plague, and another biological weapon that could be used in this combat is being investigated. The common kestrels (Falco tinnunculus) in the region are feeding almost exclusively on the red beetles. In this constant search for natural enemies of this insect, hope now seems to be linked to the development of entomopathological fungal strains that parasitize the beetles.

The symptoms presented by the trees are due to the feeding activity of the larvae in the host's tissues, and they can only be visible after three months to more than a year, from the beginning of the infestation. Despite having destroyed immense palm trees in Portugal, there are no known negative impacts on native species or natural ecosystems, so it cannot be considered invasive for the time being.

This species prefers to colonize already weakened palms but is also able to colonize healthy palms. The females come out of the already fertilized palm trees, ready to colonize new palm trees. They can have four generations a year, laying up to hundreds of eggs in a single laying.

Banana weevil (Cosmopolites sordidus)

Family: Curculionidade

This weevil is an insect with economic impacts referenced worldwide, as it causes high damage that limits the vegetative development of the banana tree.

As this insect has nocturnal activity and moves inside the plants, it is difficult to observe its presence and may go unnoticed by producers and thus reach high levels of infestation. The adults do not cause damage to the plant, and the larvae are responsible for the damage, since, when they feed, they open galleries in the rhizome and in the lower part of the plant's pseudostem with the mouth armor. The galleries hinder the movement of water and nutrients, which leads to a poor vegetative development of the banana tree. The more fragile plant has difficulty in issuing the bunch, which is malformed and small. The root system is also underdeveloped, which makes it easier for the plant to fall due to the action of the wind.

Monitoring the population with traps is essential for controlling this insect. Insect movement is conditioned by Sordidine, an aggregation pheromone, which is emitted by males to attract insects of both sexes to a food source. 

Pine sawyer beetle (Monochamus galloprovincialis)

Family: Cerambycidae

It is a longicorn beetle, a very diverse family, there are more than 100 species in Portugal of these beetles that feed on plants. In Madeira 20 species are described, almost all of them being introduced, except for 4!

The beetles of this family are recognized for having very long antennae and made up of very long segments. In this case, it is a species whose larvae feed on pine wood. Unfortunately, it is also the vector of the pine wood nematode (Bursaphelenchus xylophilus), and therefore not very popular with forest producers. This nematode of only 1mm in length is the cause of the Pine Wilt Disease. These live in the resin and xylem channels, and once inside, their food can quickly block the upward movement of liquids, leading to the tree's death. 

In addition to these introduced beetles, there are many other species of insects that are harmful to agriculture in Madeira, such as flies, aphids, scale insects, and lepidopteran caterpillars such as the caterpillar of the diurnal butterfly Pieris rapae, and some noctuids such as Chrysodeixis calcites, Cornutiplusia sp., Autographa sp. and Diaphania sp., as well as some geometrids. There are also some stink bug pests such as the avocado bug (Pseudacysta perseae) and the whitefly. The fruit fly (Ceratitis capitata) and the cabbage fly (Delia radicum) are also very problematic. Diseases can also occur in crops caused by viruses and fungi.

Agriculture and poultry have a mutually beneficial relationship. However, agrochemicals pose dangers to public health and loss of biodiversity, contaminating water, soil and the entire food chain. Therefore, birds are considered as pest and disease regulators, very effective in biological agricultural fields, and a fight for compatible agriculture is imperative, an agriculture that does not compromise nature.

Birds are good indicators of ecosystem balance. The presence and conservation of birds and bats is, therefore, an asset to the most diverse habitats on the island of Madeira, since, as they are insectivores, they help to control insect pests.

Sem comentários:

Enviar um comentário