sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Até já, Madeira!!

Chegou a hora para dizer adeus!


Começa a minha última semana na Madeira e com ela as primeiras despedidas. A sensação que tenho é uma esquisita mistura entre as lembranças mais difíceis e a vontade de partilhar as experiências vividas cá. O tempo passa como uma explosão de vento que não podemos perceber e deixa incontáveis vivências para trás.

Madeira é um “saco cheio de surpresas”, como nós dizemos na Espanha. Quando estás a pensar que já tinhas visto tudo, alguma coisa nova acontece e ficas sem palavras. As vezes alguém pergunta para mim o que penso, que é mais bonito, Madeira ou Canárias? E eu simplesmente não posso responder, é impossível comparar dois lugares distintos. Quando estás a conhecer outros mundos aprendes muitas coisas, e uma delas é essa…não existe um lugar melhor que outro, apenas são diferentes. Cada lugar onde paras é um lugar da tu história, da tua memória com as lembranças e sensações que só cada um pode perceber..


A copa da laurssilva a olhar o céu

Já levo tempo pensando uma única palavra para definir a Madeira e agora sei que é impossível encontra-la. Tão impossível como o seu ambiente, as suas montanhas e ribeiras, as suas águas, os seus arco-íris e o seu céu a sua floresta, o seu mar. Eu vou-me embora com esse mundo impossível tudo bem assegurado na minha memória e com a esperança de não esquecer cada imagem e cada lugar visitado. Mas como a mente por vezes pode ter “pequenos erros”, eu levo comigo fotos de cada viagem, experiências, sorrisos, medos, amigos e muitas coisas impossíveis na minha bagageira. 

Arco-iris em Caniçal

Laurissilva da Madeira



Cheguei ao arquipélago com o objetivo de trabalhar na conservação da natureza. Três meses depois, vou com esse objetivo cumprido mas com mais outros que nunca tinha pensado. Centenas de experiências…viver a bravura do oceano, olhar a liberdade das aves, desfrutar de cada voo, lembrar as crianças com os golfinhos e baleias a passear, sentir o céu imenso no horizonte e poder ouvir a chegada das cagarras, almas-negras e outras aves…apenas elas e o mar; percorrer as ribeiras cheias, as levadas que mostram a melhor floresta das lauráceas do mundo, o sentir das folhas no chão e o chamamento do bis-bis no ar… sentir a natureza, sempre viva!

Laurssilva da vertente norta da ilha


Cagarra poussada no mar

Vou embora, mas vou com as malas cheias e com pouco peso. Deixo uma porta aberta para voltar cedo. Ainda há lugares que não visitei mas agora são novos objetivos. Ali, no Atlântico ficam as Ilhas Desertas e as Selvagens até a próxima!

Ilhas Desertas

Ao fim, não posso dizer adeus sem me despedir da grande equipa SPEA que me permitiu encher as minhas mochilas com incríveis experiências. Uma equipa magnífica com o mesmo objetivo: a conservação da biodiversidade! Sô posso dizer “obrigada, muito obrigada” pela experiência e por deixa-me partilhar este tempo tudo e poder conhecer a avifauna e natureza madeirense.



Muito obrigada Madeira! E até já!!

Yolanda González

 See you soon, Madeira!!


It’s time to say goodbye!


This is my last week in Madeira, so I have to say goodbye! I have many different feelings about experiences lived here and desire to share and telling everything about this summer, SPEA and Madeira. Time is going so quickly, as and wind blast that we can’t able to understand leaving a lot of experiences behind. Madeira is like “a surprise box” as we say in Spain. When you think that you have already seen everything, something new appears leaving you speechless. One day, someone asked what I think, if which place is nicer, Madeira or Canary? But me, I can’t answer. It’s impossible to compare two different places. When you are discovering new worlds you are able to learn a lot of things, and one of them is that...there is not a better place than other , just they are different.  Each place where you live is a place for your story, from your memory leaving feelings that only you are able to understand.

Bird flying in São Tiago beach in Funchal


Lighthouse in Porto Santo

I have already thought about one word that could explain Madeira and now, I’m realize that it’s impossible to find it. So impossible as its environment, as mountains and rivers, water, rainbows, sky, forest, sea… I’m coming back with all impossible world in my mind with hope don’t forget every landscape and place visited. However, our mind can make in problems, I’m bringing with me a lot of pics from every travel, experience, smiles, fears, friends and many other impossible things in my baggage.

Arraial in Boaventura

I arrived to the archipelago with the aim to work in nature conservation. Three months later I’m coming back with that done and many others that I’ve never thought. Experiences like…to feel  a rough ocean, to watch to freedom of birds, to enjoy every fly, to remember childhood with dolphins and whales, to feel a huge sky in front of you and to ear the arriving of shearwater, petrels and other birds…just them and the sea; walking rivers plenty of water, levadas discovering the best laurel forest in the world, feeling leaves falling down in the ground and a bis-bis singing in the air…feeling nature, always alive!

Limicola bird in Funchal

 I’m coming back, but i’m going with my suitcases a full and light weigh. I’m leaving an open door to come back. There is still some places I couldn’t visit but now, they are new aims. There, in the Atlantic ocean Desertas Islands and Salvagem are waiting until next time! Finally, I can’t go without to say goodbye and thank to SPEA team that gave me to fill my pockets of unbelievable experiences. A great team  with a same objective: biodiversity conservation! I just can say, thak you, thanks a lot for this chance to live this time and sharing with me all knowledge about nature and birds of Madeira.

Funchal bay

Thanks a lot!! See you soon!! 

Yolanda González


Sem comentários:

Enviar um comentário