segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

DÍA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIO E “MIDDLE TRAINER”

Pôr do sol em Faro.
Quando tens chegado na metade do teu voluntariado é bom exercício olhar para atras e ver o que tens feito e o que tens cambiado mesmo tu. A segunda formação do Serviço do Voluntário Europeu que esta vez mudo de Braga a Faro, pôr seu foco de atenção nisso: reflexão e futuro são as palavras com as que definir-se-ia.

O certo é como diz Lewis Carrol em Alicia no pais das maravilhas “deitas-te sindo alguém e acordas-te sindo outra persona deferente”. Desde o início mesmo do teu voluntariado vai transformando-te. As ruas trocam a como as olhas-te pela primeira vez, agora tenho vivido muitas anedotas nelas. As pessoas do meu entorno ter cambiado, algumas ter ido porque acabou-se seu tempo na ilha, outras novas ter chegado e outras simplesmente ter tomado caminhos separados. Meu lar também ter cambiado e agora a residência universitária de Funchal agosta todas as minhas energias.

Todo este câmbio ter de ser aproveitado para aprender, aprender de o que acontece a teu ao redor, das pessoas, do meus colegas de trabalho, quando vou ao supermercado, quando vou caminhando pela rua, de mim mesmo… aprender a aprender, um dos pontos fortes da formação EVS.
Sindo assim, se a outra metade do meu voluntariado aprendo a metade do que aprendi nestes seis últimos meses terá valido a pena.

O “middle trainer” coincidiu com o Dia Internacional do Voluntario e com a Reunião Anual de voluntários de Portugal. Foi uma ocasião única de conhecer voluntários que têm finalizado seu estágio assim como seus experiencias e aventuras.


Não sei se os voluntários mereceriam ter um dia internacional para eles, mas é inegável seu contribuição ao desenvolvimento de sectores de educação, ajudas sociais, meio ambiente, cultura… lá onde a macroeconomia no chega por não ser rentável o considerar-lho um mal menor, lá vão os voluntários, a um pais desconhecido, com uma língua estrageira, com umas condições incertas mas com uma grande solidariedade a pôr seu grão de areia. Estos tempos modernos da economia de mercado e produtividade não percebem da palavra “voluntario” mas como experiencia de aprendizagem laboral e vital tem um valor incalculável e espero que este programa dure muitos anos mais. 
Os membros da Agencia nacional
de Portugal.
Os voluntarios Aleix, Cosmin e Cohim

Sem comentários:

Enviar um comentário