segunda-feira, 5 de setembro de 2016

O jogo como ferramenta para a educação ambiental

Que se pretende conseguir com as atividades de educação ambiental? Esta é a pergunta que desde sempre acompanha o desenvolvimento no caminho até a educação ambiental. Os objetivos e a finalidade nesta área especificaram-se o ano 1975, na Carta de Belgrado, onde definiram-se os objetivos da educação ambiental em relação com ajudar as pessoas a tomar consciência da problemática ambiental, adquirindo conhecimentos, atitudes e habilidades para afrontar e resolver estes problemas, dispor da capacidade de avaliação e potenciar ações desde a participação  e a responsabilidade coletiva. 

Dispor duns objetivos claros e apropriados é o ponto nevrálgico a partir do qual todo o processo de aprendizagem tem sentido. Conseguir definir estes objetivos é um desafio importante em qualquer proposta educativa. Devem de ser compreensíveis e formulados numa linguagem simples, específicos, mesuráveis, avaliáveis, realizáveis e realistas.  

O participante é protagonista da aprendizagem que o educador propõe, o qual acompanha-o na sua realização e reflexão. 

É importante que os conteúdos apresentados sejam bem definidos e que os participantes tenham uma noção prévia deles. Deve-se evitar a quantidade abusiva dos conteúdos numa atividade. As saídas fora da aula são uma boa oportunidade para aplica-los. Uma atividade inclui diferentes tipos de conteúdos: conceituais (saber conhecer), procedimentais (saber fazer) e atitudinais (saber ser e estar)  
A educação não só tem como base a transmissão de informação, tem a ver com o desenvolvimento de habilidades e capacidades sociais. A pessoa aprende interatuando com o meio de forma individual, mas também coletiva. Um dos aspeitos clave das atividades de educação ambiental é a possibilidade de viver situações e experiências em grupo, onde são precisos juízos de valor, posicionamentos, discussões e resoluções de conflitos que permitem adquirir valores construídos de maneira coletiva. Uma boa maneira de trabalhar é utilizando o jogo, já que trata-se de uma atividade social e pode-se representar uma situação, para compreende-la melhor, estabelecer diferentes argumentos e troca de ideias.

A aprendizagem baseada no jogo melhora a motivação e aquisição de conhecimentos e competências por parte dos alunos nos processos de aprendizagem. Estão desenhados com a finalidade de equilibrar o sistema educativo, doando estratégias inovadoras para potenciar a capacidade do jogador e ao mesmo tempo permita-lhe resolver problemas da sua realidade.  

Por tanto, não falamos só de jogos para se divertir, se não que são evidentes os benefícios, desde o desenvolvimento cognitivo, fomento das habilidades sociais como a comunicação, desenvolvimento de pensamento critico, trabalhar de forma cooperativa, etc. 

Nos últimos anos os alunos mais jovens têm mudado muito e apresentam a necessidade de ser motivados de forma diferente.

A infância é a primeira fase da vida e se caracteriza pela formação global e integral da criança. É por este motivo que a relação dos jogos com a criança é constante, porque enquanto se está a jogar, a criança cresce e desenvolve-se como pessoa a diferentes níveis: 
  • Intelectual: memoria, atenção, processos comunicativos e compreensivos, tratamento dos objetos e ideias de forma não convencional, ou seja criatividade.
  •  Psicomotor: saltar, correr, esconder-se e desenvolvimento da psicomotricidade fina.
  • Afetivo: expressar sentimentos, auto-estima, tolerância, superação pessoal, equilíbrio emocional, experimentação de sucesso, etc.
  • Social: assimilação de normas e regras, fazer pactos, partilhar, discutir, resolver conflitos, reprodução de roles, transmissão de valores.
Para além, o jogo permite de maneira fácil a integração de conhecimentos. É por estes fatores todos que os educadores, e em este caso os educadores ambientais têm um recurso magnífico no jogo. Jogar é uma atividade natural da criança que proporciona-lhe prazer e satisfação. Isso significa que jogam porque querem, porque gostam, por iniciativa própria. Esta predisposição faz que concentrem-se com facilidade, esforçam-se para vencer as dificuldades e obstáculos, repitam até se sentiram com confiança, tentam sem medo a enganar-se ou errar, descobrem suas possibilidades e limitações...ou seja com o jogo dá-se as circunstâncias precisas para realizar uma atividade de ensino- aprendizagem.  

Segue um exemplo dum jogo de simulação ambiental adaptada aos mais pequenos da casa para conhecer a biologia do fura-bardos:

A floresta do fura-bardos (30 min)

Descrição: após a palestra sobre a biologia do fura-bardos. Dividimos o grupo em dois. Os primeiros representam os fura-bardos e os outros formam o habitat do fura-bardos. Colocam-se de costas em duas linhas opostas com espaço de jogo entre eles. Explicamos que se encontram na floresta, e que os fura-bardos devem sair ao encontro dos recursos necessários para sobreviver. Assim, cada fura-bardos decide em cada partida o que é que precisa: comida (pássaros), linha de água (água), vale encaixado pouco exposto, ou seja que esteja protegido e refugiado para construir o ninho (refúgio), mancha de árvores altas com sub-bosque mais ou menos aberto (arvores). Cada participante de cada grupo (habitat e fura-bardos) escolhe um recurso e representa-o com mímica. Em cada partida poderá representar um recurso diferente ou o mesmo.

As crianças que representam o habitat ficam quietas no seu sítio, enquanto os fura-bardos avançam em direção ao habitat à procura do recurso que precisam, sempre representando mimicamente o elemento. Se o encontram, apanham a pessoa e levam com ele até ao local inicial dos fura-bardos.

Este recurso converte-se numa cria de fura-bardos (sobrevivência e reprodução, aumenta a população). Se não encontram o elemento que estão a procura, ficam no extremo do habitat porque não conseguem sobreviver, morrem, descompõem-se e integram-se ao meio (ciclo da vida).     

Repete-se este processo várias vezes para ver como evolui a população. Podem-se provocar algumas situações excecionais (por exemplo, falta algum elemento por alguma perturbação, corte de arvores, incendio, não chove e não tem agua.
Ao longo do jogo vamos anotando o número de fura-bardos num quadro ou cartão para perceber o conceito de equilíbrio dinâmico de populações e o seu habitat.
Que faz diminuir a população?
Que faz aumenta-la?

Podemos desenhar um gráfico visual com as contagens e falar sobre o equilíbrio ecológico, de dependência com o meio. Se pode refletir também sobre se os humanos mantemos o mesmo esquema com os recursos naturais da Terra.

Conceitos a trabalhar: Equilibrio ecológico dinamica de populações, habitat, recursos naturais, extinção de especies, conservação.

Material necessário: Quadro ou cartão, caneta. 

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What is suposed to achieve with the environmental education activities? This is the question that keep always up the development of the environmental education. The objectives and purposes in this area were specified in 1975 in Belgrade Letter, where defined the objectives of environmental education in relation to helping people become aware of environmental issues, acquiring knowledge, attitudes and skills to face and solve these problems, have the capacity to assess and leverage action from participation and collective responsibility.

Have clear and appropriate targets is the nerve center from which the whole process of learning has meaning. Getting set these objectives is a major challenge in any educational proposal. must be understandable and formulated in simple language, specific, measurable, achievable and realistic.

The participant is the protagonist of learning what the teacher proposes, which accompanies him on his achievement and reflection.
It is important well definded contents and to have a previous knowledge. Should prevent abuse quantity of contents in an activity. The outside of class outputs are a good opportunity to apply them. an activity includes different types of content: conceptual, procedural and attitudinal 

Education not only is based on the transmission of information, it has to do with the development of skills and social skills. one learns by interacting with the environment individually, but also collectively. One of the key aspects of environmental education activities is the possibility of living situations and experiences in groups, which are accurate value judgments, positions, conflict resolution which allow acquiring constructed values ​​in a collective form. A good way to work is to use the game, since it is a social activity and can represent a situation, to understand it better, to establish different arguments and exchange of ideas.

The in game-based learning improves motivation and acquisition of knowledge and skills by the students in the learning process. They are designed with the purpose of balancing the educational system, giving innovative strategies to enhance the player's ability and at the same time allows you to troubleshoot your reality.
Therefore, we do not talk games just for fun, because the benefits from the cognitive development are evident, development of social skills such as communication, critical thinking development, work cooperatively, etc.
In recent years the younger students has changed a lot and have the need to be motivated differently. .

Childhood is the first stage of life and is characterized by global and integral formation of children. It is for this reason that the contact with games is constant, because as they are playing, the child grows and develops as a person at different levels:
  • Intellectual: memory, attention, communicative and understanding processes, treatment of objects and ideas in an unconventional way, that means creativity.
  • Psychomotor: jump, run, hide and development of fine motor skills.
  • Affective: express feelings, self-esteem, tolerance, personal, emotional balance improvement, successful experimentation, etc.
  • Social: assimilation of norms and rules, to pacts, share, discuss, resolve conflicts, playing roles, transmitting values.
In addition, the game allows you to easily integrating knowledge. It is for these factors that educators, and in this case the environmental educators, have an amazing resource in the game.
Play is a natural activity of the child that gives pleasure and satisfaction. This means that they play because they want to, because they like to do it on their own initiative. This predisposition means to concentrate easily, strive to overcome difficulties and obstacles, repeat until they felt confidently, fearlessly try, discover its possibilities and limitations ... that is the game, gives the precise circumstances to carry out an activity of teaching and learning.

Here is an example of a set of environmental simulation adapted to the smallest of the house to know the biology of stick-bards:

A floresta do fura-bardos (30 min)


Description: 
After the speech on the Sparrowhawk biology. Divided the group into two. The first represents the Sparrowhawks and others form the habitat of the Sparrowhawk. They are situated  in two opposite rows with play space between them. We explained that are in the forest, and that the Sparrowhawks must go out to meet the necessary resources to survive. Thus, each individual decides for each game what is his need; Food (birds), water line (water), non-exposed valley, ie it is protected and refugee to build the nest (shelter), tall trees with underbrush more or less open (trees). Each player represents by mimic one of these resources and also each participant of the habitat group decides in each game that feature.



Children representing the habitat stand still on its place, as Sparrowhawks advance  towards them have to demand the resource choosen. If its found, they catch the person and take him to the point of Sparrowhawks

This feature becomes an Sparrowhawk brood (survival and reproduction increases the population). If you do not find the item you are looking for, become habitat because they can not survive, die, decompose up and integrate the average (life cycle).

This process was repeated several times to see how the population evolves. It's possible to cause some exceptional situations (ie. lack some element by some disturbance, cut trees, fire, no rain and no water.
Throughout the game we note the number of Sparrowhawks in a frame or card to realize the concept of dynamic equilibrium of populations and their habitat.
What make decrease the population? What happens when increases?

We can draw a visual graphics with scores and talk about the ecological balance of dependence on the average. One can also reflect on if human keep the same scheme with the earth's natural resources.

Concepts to work: Ecological Equilibrium dynamics of populations, habitat, natural resources, species extinction, conservation.

Materials needed: Frame or card, pen

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