sexta-feira, 2 de setembro de 2016

O estudo das penas para identificar espécies (IV)


Turdidae


Melro-preto (Turdus merula
Nº Penas/1 asa: - Primárias: 10
                          - Secundárias: 9
Nº Penas da cauda : 12

O melro-preto é o passeriforme de maior tamanho da ilha (comprimento entre 23 - 29 cm). As penas primárias e secundárias são totalmente pretas, não tenhem nenhuma outra cor. 

Ademais, o seu tamanho e muito superior ao dos outros passeriformes da madeira. Na seguinte imagem compáranse duas penas primárias, a primeira de melro-preto e a segunda de toutinegra (Sylvia atricapilla).

As penas da cauda, ao igual que as das asas, destacam pelo intenso preto e o gran tamanho para um passeriforme.


Turdidae


Papinho (Erithacus rubecula
Nº Penas/1 asa: - Primárias: 10
                          - Secundárias: 9
Nº Penas da cauda : 12

As penas primárias e secundárias do papinho são muito parecidas às da toutinegra e do taralhão-cinzento (Muscicapa striata). Nas penas primarias e secundárias proximais há um bordo branco-castanho evidente, fazéndo-se menos nítido nas penas secundárias distais. Um dos aspeitos que mais me ajudou a identificar o papinho foi que esta linha branca tem um tom castanho, o qual não aparece na toutinegra. Como falamos no post anterior, quando as penas remiges e rectrices são parecidas entre espécies diferentes, e muito importante apanhar outras penas que puderem ajudar. No caso do papinho, as penas da garganta e do peito são laranjas e representam uma chave importantíssima para a identificação.

As penas da cauda tenhem um tom preto-claro/castanho. Não existe um padrão característico, coma no caso do pintassilgo (Carduelis carduelis), verdilhão (Carduelis chloris) ou tentilhão (Fringilla coelebs), mas essa falta de padrão tambén dá informação para descartar espécies como as anteriores.


Columbidae


Pombo-das-rochas (Columba livia
Nº Penas/1 asa: - Primárias: 10
                            - Secundárias: 14
Nº Penas da cauda : 12

Os pombos-das-rochas tenhem 5 penas secundárias mais que os passeriformes. As penas primárias são cinzentas e progresivamente pretas na ponta, desde a pena P1 até a P10. A característica mais evidente para identificar à espécie são as duas linhas pretas que aparecen nas suas asas. As penas secundárias proximais mantenhem o topo da pena preto pero a partir da S7 já são evidentes as riscas pretas.

As penas da cauda são cinzentas na sua totalidade com a exeção da parte final, sempre preta. As duas penas que estão nos extremos da cauda tenhem sempre uma parte branca, delimitada pelo raquis e a mancha final preta. Estas penas caudais tenhem um tamanho de 12 cm, muito mais pequenas que as penas caudais do outro representante da familia Columbidae, o pombo-trocaz (Columba trocaz).

Por último, o pombos-comum da cidade pertence a esta espécie mas é uma variedade da mesma, conhecida como Columba livia domestica. As suas cores podem ser desde quase o mesmo padrão que o pombo-das-rochas até castanho, branco ou varias cores ao mesmo tempo.


Columbidae


Pombo-trocaz (Columba trocaz
Nº Penas/1 asa: - Primárias: 10
Nº Penas da cauda : 12

O pombo-trocaz é um ave endémica de Madeira. Por este motivo é muito difícil encontrar imagens das suas penas nas fontes habituais de informação. Assim, todas as fotografías desta espécie pertencem a desplumadouros que encontramos durante os trabalhos de campo no ano 2016.


As penas primárias e secundárias são totalemente pretas e maiores que as do pombo-das-rochas. A pena primária de um pombo-das-rochas mede 17 cm e a de um pombo-trocaz chega até 21 cm. A cor e outra diferença clara, o cinzento do pombo-da-rocha desaparece no trocaz.


O pombo-trocaz é fácil de identificar pela faixa branca que apresenta transversalmente na cauda. Quando se recolhen estas penas da cauda a faixa é um elemento chave.

As penas da garganta também ajudam, tenhem uma cor brilhante roxa que não aparece noutros pombos da ilha. 


Phasianidae


Perdiz-vermelha (Alectoris rufa
Nº Penas/1 asa: - Primárias: 10
                            - Secundárias: 10
Nº Penas da cauda : 12

As penas das asas, quer secundárias quer primárias, são geralmente castanhas-cinzentas. As penas primárias tenhem uma cor mais cinzenta, com uma pequena linha castanha que vai desde a base do raquis até o topo da pena, são mais compridas que as secundárias. Estas últimas tenhem uma cor mais castanha, só as mais proximais (S1, S2, S3) presentam uma mancha na parte dereita, características destas aves comoa perdiz grega (Alectoris graeca) ou perdiz-chucar (Alectoris chukar).

As penas da cauda tenhem uma cor que vai desde o cinzento na base até um tom avermelhado no topo.


Mas sem dúvida as penas mais identificativas das perdizes-vermelhas não são as remiges ou rectrices senão as penas do flanco. Es linha branca na parte final da pena sob fondo cinzento, seguida doutra linha preta e o topo vermelho. 


Até aquí as espécies que forom registradas no comportamento trófico do fura-bardos ao longo de tres anos de estudio inseridos no Projeto LIFE Fura-bardos (http://life-furabardos.spea.pt/pt/). 
Espero que gostaram destes posts e a partir de agora, ao olhar uma pena numa caminhada pela floresta, reconhezam a espécie!!



Bibliografía: 

- Atlas das Aves de Madeira, consultado o 02/09/2016 em http://www.atlasdasaves.netmadeira.com/

- Svensson, L., Mullarney, K., Zetterström, D., Grant, P.J., Andrade, J., 2012. Guia de aves: guia de campo das aves de Portugal e da Europa. Assírio & Alvim, Lisboa.

- http://www.federbestimmung.de/taxa.php

- http://www.vogelfedern.de/index-e.htm

- http://www.michelklemann.nl/verensite/start/index.html

- http://www.edinburghhawkwatch.org.uk/SH_hunting




Sem comentários:

Enviar um comentário