quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

O caminho que me trouxe à SPEA





Olá a todos,


Sou a Margarida, tenho 19 anos e sou natural do Santo da Serra, Madeira. Por viver nesta zona desde pequena, sempre senti uma forte ligação com a natureza, mas também tinha um interesse muito grande pela língua inglesa e, então, andei à procura de algo que juntasse estas duas áreas.

Assim sendo, no secundário, tirei o Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural, entre 2013 e 2016, através do qual fui motivada a adotar novos hábitos e atitudes em prol da conservação ambiental. Durante estes 3 anos, realizei várias atividades, como por exemplo, plantar e acompanhar a evolução da horta da escola no contexto da agricultura biológica e planear e coordenar eventos.

Para dar continuidade a este processo de aprendizagem decidi inscrever-me no Curso Técnico Superior Profissional de Guias da Natureza, na Universidade da Madeira, com início em 2016. Durante este curso adquiri imensos conhecimentos acerca do Arquipélago da Madeira, com principal foco nas plantas e aves, bem como morcegos, borboletas, agricultura, locais de interesse e desportos na natureza. A cadeira de Flora foi uma das minhas preferidas e a que mais me impactou através da sensibilização para os efeitos negativos das espécies invasoras. Foram muitas as saídas de campo realizadas nesta área, a partir das quais desenvolvi um fascínio pela Douradinha (Ranunculus cortusifolius) e a Alegra-campo (Semele androgyna).

Douradinha
(Ranunculus cortusifolius)

Alegra-campo
(Semele androgyna)

No segundo ano do curso, a componete prática teve muita importância para mim, não só pelos conhecimentos que retive, mas também porque a minha capacidade física e mental foi posta à pova numa série de atividades, principalmente desportivas, fazendo com que superasse alguns dos meus medos. A última atividade foi uma expedição desde o Paúl da Serra até ao centro da Calheta, por 3 dias, durante a qual descemos uma ribeira que, para mim, foi o derradeiro desafio. No fim da expedição, apesar do cansaço e das dores, a sensação de realização e de superação tomou conta de mim, ficando muito contente por ter conseguido completar este desafio.

Escalada no parque desportivo de Água de Pena

Ribeira que descemos durante a expedição

Agora estou quase a acabar o curso, sendo que este último semestre é dedicado ao estágio, que decidi fazer na SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, uma vez que o meu interesse sempre assentou mais nas plantas e nas aves, pelo que espero reter informação suficiente que me possibilite ser uma boa guia no futuro ou que me capacite para qualquer outro projeto no qual decida embarcar.




Hi everyone,


I'm Margarida, I'm 19 years old and I'm from Santo da Serra, Madeira. Having lived here my whole life, I always felt a stong conection with nature, but I also had a great interest for the English language and so I started looking for something that could bring these two areas together.

With that being said, in secondary school, I took a Professional Course on Environmental and Rural Tourism, from 2013 to 2016, through which I was motivated to adopt new habits and attitudes in favor of environmental conservation. During these 3 years, I carried out various activities, such as planting and monitoring the evolution of the school garden in the context of organic farming and planning and coordinating events.

To continue this learning process, I decided to take another course, this time at the University of Madeira, that would allow me to became a Nature Guide, which I started back in 2016. This course provided me with so much knowledge about the Archipelago of Madeira, mainly on plants and birds, as well as bats, butterflies, agriculture, places of interest and sports in nature. One of my favourite classes and the one that had the most impact on me was Flora, due to the problematic of envasive species. We went on many field trips on this class, through which I developed a fascination for Douradinha (Ranunculus cortusifolius) and Alegra-campo (Semele androgyna).

Douradinha
(Ranunculus cortusifolius)

Alegra-campo
(Semele Androgyna)

In the second year of the course, the practical component was very important to me, not only for what I learned, but also because I was tested physically and mentally in a series of activities, mainly to do with sports, that helped me get over some of my fears. The last activity I did was an expedition from Paúl da Serra to the center of Calheta, lasting 3 days, during which we descended a water stream that, for me, was the ultimate challenge. At the end of this expedition, despite the fatigue and pain, the sense of accomplishment took over me and I was very glad to have managed to complete this challenge.

Climbing in parque desportivo de Água de Pena

Water stream we descended
during the expedition

Now I'm almost finishing the course and this last semester is dedicated to the internship, which I decided to do at SPEA – Portuguese Society for the Study of Birds, since my main interest has always had to do with plants and birds, where I hope to learn enough to become a good guide in the future or to be able to apply for any project that I find interesting to be a part of. 

Sem comentários:

Enviar um comentário