quarta-feira, 12 de junho de 2019

Controlo de Plantas Invasoras




Plantas invasoras são plantas não nativas que causam impactes ambientais e económicos negativos.
Algumas destas espécies coexistem com as espécies nativas de forma equilibrada, mas outras que se desenvolvem muito rapidamente e escapam ao controlo do Homem tornando-se nocivas – estas são designadas espécies invasoras. Além de superarem as barreiras geográficas, estas espécies conseguem superar barreiras bióticas e abióticas, mantendo populações estáveis.
A introdução de plantas invasoras, que levam à descaracterização dos ecossistemas, é uma, entre muitas, dessas alterações sendo uma das situações mais difíceis de controlar e recuperar.

Plantas invasoras no Arquipélago da Madeira:

Abundância (Ageratina adenophora)   

   
Curiosidade: Espécie tóxica para a maioria dos animais domésticos. cada planta pode produzir até 60.000 sementes por metro quadrado.







Bananilha ( Hedychium gardnerianum)



Curiosidade: a produção de sementes diminui com a diminuição de luz. esta espécie forma grandes colónias, impedindo a regeneração das plantas nativas.









Novelos ( Hydrangea macrophylla)


Curiosidade: Capacidade de variar o colorido das flores de acordo com o índice de acidez e alcalinidade do solo. Em solos ácidos ou seja com pH abaixo dos 6,5 surgem flores azuis, já em solos alcalinos, com pH acima de 7,5 surgem flores rosadas e até brancas.

Sem comentários:

Enviar um comentário