terça-feira, 12 de abril de 2022

A importância de valores ecológicos desde a infância


A importância de valores de proteção à natureza, a partir da infância e adolescência tem o propósito de que os educandos aprendam desde cedo sobre a importância dos valores ecológicos, para que cresçam com uma visão incorporada e consolidada de alguns conceitos e práticas sustentáveis. Ou seja, se for dado a conhecer posteriormente, na vida adulta, é necessário que haja uma desconstrução e construção de novos valores, o que em alguns casos pode não ser tão eficaz. No entanto, se este processo ocorrer durante a infância ou na adolescência, de certa forma tem maior possibilidade do processo ser bem-sucedido.



É importante que assuntos relacionados à preservação da natureza estejam, desta forma, presentes no quotidiano das crianças ou jovens e, não apenas em eventos especiais, como datas comemorativas. Assim, o processo de construção de conhecimentos e comportamentos sustentáveis ganham relevância na construção de valores que os acompanhará durante a vida.



Um dos objetivos é compreender o impacto da ação individual e o quanto alguns comportamentos simples podem fazer grande diferença. Uma ação somada a diversas outras, podem gerar resultados que impactarão integralmente o ambiente. 


Para a SPEA, esse processo ocorre de maneira objetiva e dinâmica. São disponibilizadas palestras com conteúdos básicos, de assuntos relacionados à conservação da natureza, preservação da avifauna e os seus habitats, onde temas como a poluição luminosa e o problema do lixo marinho possuem um importante foco.



Os estudantes têm vindo a demonstrar grande interesse e entusiasmo por este tema, ao entrarem em contato com os novos conhecimentos, e com a oportunidade de conhecerem novas espécies que habitam o arquipélago da Madeira. Para além disso, também mostram disponibilidade para participar na grande missão de proteger a natureza.



The importance of values of protection of nature, from childhood and adolescence has the purpose that learners learn early on the importance of ecological values, so that they grow up with an incorporated and consolidated vision of some concepts and sustainable practices. In other words, if it is made known later in adult life, there must be a deconstruction and construction of new values, which in some cases may not be so effective. However, if this process occurs during childhood or adolescence, in a certain way there is a greater possibility of the process being successful.



It is important that matters related to nature preservation are, in this way, present in the everyday life of children or young people and not only on special events such as commemorative dates. Thus, the process of building sustainable knowledge and behaviours gains relevance in the construction of values that will accompany them throughout their lives.




One of the objectives is to understand the impact of individual action and how some simple behaviours can make a big difference. An action added to several others can generate results that will impact the environment as a whole. 



For SPEA, this process occurs in an objective and dynamic way. Lectures with basic contents are made available, on subjects related to nature conservation, preservation of the avifauna and its habitats, where issues such as light pollution and the problem of marine litter have an important focus.



The students have been showing great interest and enthusiasm for this theme, as they get in touch with the new knowledge, and with the opportunity to meet new species that inhabit the Madeira archipelago. Besides, they also show availability to participate in the great mission of protecting nature.





Sem comentários:

Enviar um comentário