sexta-feira, 15 de julho de 2016

Introdução das aves marinhas nidificantes

Uma das minhas funções durante o meu estágio na  SPEA e fazer  censos de mar. No decorrer dos censos podemos encontrar vários espécies de aves marinhas Nesta e na seguente entrada, tentarei dar a conhecer cuales som as aves que acostumamos a encontrar, e descrever a sua classificação, características básicas, temporada do anho presente, etc

O primeiro que faremos seriai uma classificação das aves marinhas seguindo as ordens.
        
  • Procillarriformes
  • Charadriiformes

Procillarriformes
Pardelas, painhos e similares,  “Procella” significa tormenta ou tempestade em latim. Uma das características que as diferença são asas longas e estreitas, o que permite sulcar os ventos, pairando sobre o mar longas distancias.



Outras características de estas aves é  que são aves estritamente marinhas que vêm a terra apenas para nidificar. Reproduzem-se em locais de acessibilidade reduzida, muitas delas em pequenos ilhéus ou em escarpas inacessíveis de ilhas maiores. A maioria destas aves visita os locais de nidificação apenas durante a noite. Produzem apenas um ovo por época,
não ocorrendo reposição caso este não seja viável ou em caso de morte da cria. Durante a reprodução podem ausentar-se dos ninhos por longos períodos de tempo, até uma ou duas semanas, o que lhes permite aceder a áreas muito distantes das suas colónias, enquanto procuram alimento. No mar, são aves com uma grande capacidade de voo, algumas das quais são também boas mergulhadoras.

Grupo de aves essencialmente pelágicas, aqui na Madeira podemos encontrar:

  • Procillarridae (Cagarras, pardelas, freiras…)
    • Cagarra (Calonectris borealis)
    • Patagarro (Puffinus puffinus)
    • Pintainho(Puffinus lherminieri)
    • Freira-do-bugio (Pterodroma deserta)
    • Freira-da-madeira (Pterodroma madeira)
    • Alma-negra (Bulweria bulwerii )
  • Hydrobatidae (Painhos)
    • Calcamar (Pelagodroma marina) está exclusivamente presente nas Ilhas Selvagens)
    • Roque-de-castro(Hydrobates castro)
  
Todas estas especies tem algumas características morfológicas similares, como som o bico direito com a ponta em forma de gancho (adaptado a sua alimentação) e as prominentes narinas tubulares.



Charadriiformes

Gaivotas e garajaus. É um grupo bastante heterogêneo, quer morfologicamente quer comportamentalmente. A maioria
das espécies tem um voo ágil e alimenta-se à superfície da água. Geralmente os ninhos são feitos ao nível do solo. Por regra, são espécies que não fazem grandes viagens durante a época de reprodução, afastando-se raramente para lá de algumas dezenas de quilômetros do local de nidificação, onde regressam diariamente. As posturas tipicamente contam com dois a três ovos e tanto as gaivotas como os garajaus podem fazer posturas de substituição.

Grupo de aves Charadriiformes que na Madeira podemos encontrar:
  • Laridae (Gaivotas)
    • Gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis)
  • Sternidae (Garajaus)(actualmente tamben incluída na Laridae)
    • Garajau-rosado (Sterna dougallii)
    • Garajau-comum (Sterna hirundo)


Das 11 espécies de aves marinhas nidificantes no archipelago da Madeira, distribuídas pelas 2 ordens
acima mencionadas, há duas que claramente se destacam, por terem uma distribuição muito ampla, no só aqui sino por tudo o Continente e em quase todas as ilhas e ilhéus mais importantes, com uma população global da ordem das dezenas de milhares de casais: a cagarra Calonectris borealis e a gaivota-de-patas-amarelas Larus michahellis. Estas são as nossas duas aves marinhas reprodutoras por excelência.

Esta classificação, quando estou realizando meus tarefas envolvidas nos censos de mar, som importantes, sobretudo, porque sabemos donde vamos a encontrar cada um de los grupos. los Charadriiformes seriam observados principalmente perto da costa, por lo que os dias que os censos de Mar realizados pela costa sur de la ilha da Madeira, são as  aves mas observadas. Pela outra parte, com os viagem as Ilhas Desertas predominam os Procillarriformes, sobretudo Cagarras e Almas Negras.



Bibliografia

Svensson, L., Mullarney, K., Zetterström, D., Grant, P. J. & Andrade, J. Guia de aves: guia de campo das aves de Portugal e da Europa. (Assírio & Alvim, 2012).

Meirinho A, Barros N , Oliveira N , Catry P, Lecoq M, Paiva V, Geraldes P, Granadeiro JP, Ramírez I & Andrade J (2014). Atlas das Aves Marinhas de Portugal. Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves. http://www.atlasavesmarinhas.pt




Sem comentários:

Enviar um comentário