terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Como plantar árvores sem se mexer do sitio? / Reforesting from the computer?... ECOSIA


A preocupação com o meio ambiente e sua conservação está a aumentar, e as empresas estão cientes disso. Muitas vezes com o objetivo de ser mais sustentável, reduzindo seu impacto ambiental e por que não, também amostrar uma publicidade positiva de sua marca, muitas empresas oferecem recursos econômicos para projetos de conservação ou em benefício de uma causa ambiental.
Em Portugal, podemos encontrar alguns exemplos dessas empresas, como é o caso de CTT (Correio Portugal), que apoia projetos de entidades públicas e organizações como Quercus, Biodiversity4All, ou Conservation Institute of Nature and Forest. Mas também financiam projetos específicos como a "Conservação de Turfeiras", que visa recuperar habitats afetados pelas alterações climáticas. Outra empresa conhecida por sua solidariedade e apoio à divulgação da biodiversidade em Portugal é Café Delta, que, entre outras ações, criou o projeto "Rui Nabeiro - Delta Cafés" Biodiversidade/ Universidade de Évora.
No entanto, hoje eu quero falar sobre uma empresa específica que se encarrega de aproveitar o avanço das tecnologias e da internet para que qualquer pessoa com uma simples pesquisa na Internet possa contribuir diretamente para projetos de reflorestamento em diferentes partes do mundo. Estou falando sobre Ecosia. Este mecanismo de pesquisa apresenta os resultados de Bing, parte da receita publicitária do portal é revertida para projetos de preservação das florestas tropicais. Em outras palavras, a cada clique dado em um anúncio que está na página do Ecosia, 80% do valor pago pela empresa ao buscador é destinado às ONGs ambientais.
Ecosia é gerido da Berlim por uma pequena equipe de 22 funcionários. A primeira doação do buscador foi para um projeto brasileiro, de proteção à Floresta Amazônica: o Juruena, da WWF-Brasil. Atualmente, Ecosia conta com cerca de 700 mil acessos diários e participa de seis projetos de reflorestamento no mundo (The Friends of Usambara Society, Gunung Saran Lester Foundation, PUR Projet, The Eden Projects, Entrepreneurs Without Borders (OZG).
A iniciativa obteve muitos elogios, mas também algumas críticas de pessoas que acreditam que o que importa não é fazer buscas no site e, sim, clicar nos anunciantes. Pessoalmente, acho que, embora obviamente nem tudo o que reluz é ouro, e certamente, abaixo da aparente eficiência e transparência desta empresa alemã, deve haver mais. Mas a única coisa clara é que essa pequena empresa com sua criatividade está contribuindo mais para a conservação do meio ambiente do que outras muito maiores e mais influentes.


Resultado de imagem para ecosia


Environmental concern and its conservation behavior is increasing, and companies are aware of that. Frequently with the goal of being more sustainable, reducing their environmental impact and why not, also showing positive publicity for their brand, many companies offer economical resources for conservation projects or for the benefit of an environmental cause.
In Portugal, we can find some examples of these companies, such as CTT (Correio Portugal), which supports projects of public entities and organizations such as Quercus, Biodiversity4All, or Conservation Institute of Nature and Forest. But they also fund specific projects such as "Turfeiras Conservation", which aims to recover habitats affected by climate change. Another company known for its solidarity and support of the biodiversity divulgation in Portugal is Café Delta, which, among other actions, created the project "Rui Nabeiro - Delta Cafés" Biodiversity / University of Évora.
However, today I want to talk about a specific company that is taking advantage of the advancement of technologies and internet so that anyone with a simple Internet search can contribute directly to reforestation projects in different parts of the world. I'm talking about Ecosia. This search engine presents the results of Bing, part of the advertising revenue of the portal is reverted to tropical forest preservation projects. In other words, with each click given on an advertisement that is on the Ecosia page, 80% of the amount paid by the company to the search engine is intended for environmental NGOs.
Ecosia is run by a small team of 22 employees from Berlin. The first donation of the search engine was for a Brazilian project, protection of the Amazon Forest: Juruena, WWF-Brazil. Currently, Ecosia has about 700 thousand accesses per day and participates in six reforestation projects worldwide (The Friends of Usambara Society, Gunung Saran Lester Foundation, PUR Projet, The Eden Projects, Entrepreneurs Without Borders (OZG).
The initiative has received a lot of praise, but also some critics from people who believe that what matters is not to search the site, but to click on the advertisers. Personally, I think that although obviously not everything that glitters is gold, and certainly, beneath the apparent efficiency and transparency of this German company, there must be more. But the only thing clear is that this small business with its creativity is contributing more to the conservation of the environment than others much larger and more influential.




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