quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Voluntárias SVE na associação Ambios


A Teresa e a Márcia são as voluntárias que participaram no Serviço Voluntário Europeu, ao abrigo do programa cofinanciado pelo ¨ERASMUS +”, um programa da Comissão Europeia. Durante cinco meses colaboraram no projeto "Conservação e Empregabilidade Rural" junto com a Associação Ambios Ltd. Aqui segue um pequeno texto da sua experiência!

A Lower Sharpham Farm é o local ideal para desenvolvermos as nossas competências de aprendizagem e crescimento pessoal num ambiente familiar e acolhedor. Todas as semanas são constituídas por diferentes atividades, desde aulas de conservação da natureza a dias práticos em que realizamos tarefas relacionadas com a quinta. As aulas de inglês são uma excelente oportunidade para apendermos um pouco mais sobre conservação da natureza, técnicas de amostragem. Nestas aulas são abordados temas como identificação de aves, deteção e análise de vocalizações de morcegos, identificação de plantas, diferentes tipos de habitats, entre outros. Muitas vezes, para complementar as aulas teóricas, temos também saídas de campo, o que contribui para uma melhor compreensão. Adicionalmente, é uma ótima forma de adquirir mais vocabulário técnico acerca dos conteúdos abordados. 
Márcia e Teresa, voluntátias EVS na Ambios.

Temos também contacto com pessoas com necessidades especiais, onde fazemos atividades de conservação da natureza, cuidado animal e trabalho na horta. É uma experiência única e muito enriquecedora a nivel pessoal, especialmente quando percebemos o carinho que estas pessoas sentem por quem os rodeia e o afeto que nos transmitem. É também muito importante perceber que têm capacidade para aprender diferentes tarefas práticas relacionadas com a conservação da natureza e cuidados animais, executando-as correctamente e com gosto.
Para além disso, temos também dias de trabalho prático em que construímos, por exemplo, vedações e caixas de abrigo para aves e para morcegos. Ao fim da semana costumamos ter um lugar no mercado onde vendemos produtos produzidos na quinta e onde damos a conhecer o que aqui se faz.
Por vezes realizamos atividades de comunicação com o público, por exemplo em escolas onde damos a conhecer um pouco mais sobre a natureza e o que se pode fazer para a conservar através de atividades práticas, tais como a construção de abrigos para animais selvagens. Temos ainda a oportunidade de fazer visitas a várias áreas de interesse como reservas naturais.
Durante o EVS desenvolvemos os nossos projetos pessoais sobre macroinvertebrados e pequenos mamíferos que consistem na construção de protocolos de monitorização das populações presentes em diversos locais da quinta.
Esteja atento que proximamente publicaremos um artigo que falará dos nossos projetos desenvolvidos durante o SVE!

Sem comentários:

Enviar um comentário