sexta-feira, 30 de julho de 2021

Ate já

Passaram-se 5 meses desde a minha chegada à SPEA. Lembro-me de cá ter chegado com vontade e determinação de ajudar, adquirir conhecimento, fazer amizades e ter uma oportunidade de descobrir mais sobre o mundo das aves. 

Trabalhar para o estudo e conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade a conservação do património natural, a sensibilização ambiental e a promoção de aves são alguns dos objetivos da SPEA, e tenho que confessar que foi uma das melhores experiência que tive nos últimos anos.

Durante 5 meses, integrei-me em vários projetos, onde ganhei competências e conhecimento relativos a identificação e caraterização das aves marinhas, apoiei e aprendi a usar metodologias de inventariação até então desconhecidas por mim, tornei-me mais critico e aprendi a analisar problemas ambientais, conheci novos lugares na ilha, e muito honestamente 5 meses pareceram muito pouco. 

Aqui vai em forma de balanço geral, os momentos que mais marcaram na passagem pela SPEA:

-No âmbito do projeto LIFE4BEST SMS:  Aprendi a ouvir Pintainhos, Patagarros, Roque-de-Castro, Cagarras. Aprendi a identificar e a observar magníficas aves marinhas com desafios incalculáveis.


-Vi aves marinhas vítimas de comportamento humano inadequado. O que enalteceu a importância de projetos como o OceanLit


-Juntei-me a dezenas de voluntário e juntos contamos as Mantas da Madeira.


-No programa de educação ambiental ouvi perguntas de crianças de quarto ano com brilho nos olhos e esperança no futuro.



-Juntamos esforços com voluntários e fomos capazes ajudar no controlo de invasoras, no âmbito do programa de educação ambiental


-Vi adultos, ovos e juvenis de cagarras nos seus ninhos no âmbito do projeto EELabs






-Percebi que os profissionais da SPEA têm na sua paixão a proteção de espécies e habitats e fazem-no todos os dias sem esperar por reconhecimento público. Uma vocalização de uma ave é do melhores Obrigado que podem receber.

Esta passagem pela SPEA tornou-me mais competente, mais profissional, e acima disso, tornou-me um melhor ser humano. E estas conquistas de competências intrapessoais podem até ser por mérito próprio, mas este mérito só acontece por ter estado rodeado por pessoas altamente competentes, excelentes profissionais, e seres humanos espetaculares. E é por este motivo Cátia, Elisa e Tiago que eu é que agradeço.


A SPEA Madeira ficou sem um estagiário, mas ganhou um aliado no combate pela proteção da natureza. A proteção das aves e seus habitats estão agora inseridas nas minhas lutas e sem querer, acabei por fazer da missão da SPEA também a minha missão.

Sem comentários:

Enviar um comentário